Origem e história do Padel

O padel nasceu na década de 1970, depois de uma viagem do espanhol Alfonso de Hohenlohe ao México, em 1974, onde o seu amigo Enrique Corcuera havia criado uma derivação do ténis que o entusiasmou muito. Regressando à Europa, Hohenlohe dedicou-se a melhorar as regras do jogo, e construiu as duas primeiras pistas em Espanha, no Marbella Clube.

O empresário, mexicano Enrique Corcuera, decidiu adaptar um terreno da sua propriedade, montando muros á volta desse campo para impedir que a vegetação invadisse o campo.

Corcuera decidiu conceber uma nova área de jogo, limitada em tamanho em comparação com um campo de ténis, completamente rodeada por uma combinação adequada de paredes de betão e rede de arame para evitar que a bola saia do campo. Esta estrutura tem a vantagem  de criar uma área onde a bola está sempre em movimento.

padel Origem e história do Padel 2
Campo construído por Corcuera

Padel em Portugal

Em Portugal, só nos finais dos anos 90 é que o padel ganhou alguma expressão, com a construção de dois campos no Clube de Ténis de Vila Real de Santo António e três campos na Quinta da Marinha Clube de Ténis. O primeiro de todos tinha sido edificado pouco tempo antes, na capital, no Lisboa Racket Centre. Foi construído por uma empresa espanhola, a All Padel.

Infelizmente e apesar dos esforços da All Padel a modalidade não se desenvolveu como esperado e o padel era jogado apenas pela comunidade espanhola residente em Lisboa naquela altura.

De grande importância foi a abertura de 3 campos no Clube de Ténis do Estoril onde em 2008 a Gesrackets, empresa de padel dominante na altura, consegue trazer a Portugal e organizar uma edição do Campeonato Europeu de Padel. Portugal consegue atingir a sua melhor classificação de sempre nesse campeonato, conquistando um honroso pódio com o 3º lugar.

 

De acordo com o Diário de Notícias , a modalidade está em crescimento em Portugal, estimando-se que o número de praticantes esteja a aumentar na ordem dos 80%.

Hoje em dia estima-se que haja cerca de 100000 praticantes ocasionais e regulares e mais de 550 campos espalhados por todo o Portugal Continental e Ilhas

Partilha este post com os teus amigos !

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar novo comentário

    Subscrever Newsletter