Dicas para Começar a Jogar Padel
Para começar a jogar Padel é preciso ter apenas uma raquete, bolas, equipamento normal de desporto.
Para quem quer experimentar o Padel sem ter de comprar raquete ou bolas, normalmente os clubes dão a possibilidade de alugar estes equipamentos (o aluguer de uma raquete custa, em média, 1€ por jogo).
A raquete e as bolas podem ser compradas numa loja especializada, numa grande superfície ou numa loja online. Os preços das raquetes oscilam entre os 20 e os 300 Euros. Uma lata de 3 bolas custa cerca de 5 euros e o aluguer do campo cerca de 25 Euros/hora. Depois é preciso escolher um dos campos que existam na tua zona. Faz uma pesquisa Portal do Padel e encontra aquele que está mais próximo de ti.
Sendo um desporto que se joga em duplas, terás agora que ter um parceiro e uma dupla adversária. Existem inúmeros grupos de WhatsApp que te permitem agendar jogos de forma simples e rápida, com jogadores do teu nível. Os clubes, normalmente, também organizam, semanalmente, jogos entre duplas do mesmo nível. Contacta o teu clube e informa-te!
O Jogo – Algumas dicas
Quando começares a jogar lembra-te de algumas dicas que te podem ajudar a experienciar o Padel de uma forma muito satisfatória:
- Este é um jogo de paciência. Não tentes acabar o ponto à primeira. Numa fase inicial, mais de metade dos pontos perdidos são erros forçados do jogador. Sê paciente e dá oportunidade aos teus adversários de falharem;
- Tenta não ficar muito perto da parede de fundo porque assim torna-se mais difícil apanhar os ressaltos. Lembra-te que as paredes de fundo e laterais existem para facilitar o jogo e não para atrapalhar. Sempre que possível, utiliza as paredes a teu favor, deixando a bola bater nelas para depois assumirem a liderança do jogo;
- O padel é um desporto de ocupação do espaço. Quanto mais rápido conquistares a rede, mais probabilidade terás de ganhar o ponto. Lembra-te…o teu principal objetivo é ganhares o ponto. E é maior a probabilidade de ganhares o ponto se estiveres na rede;
- No padel o serviço não é uma pancada decisiva. Serve essencialmente para ter tempo para subir à rede e não para ganhar, desde logo, o ponto;
- O sistema de contagem de pontos é igual ao ténis. Quando um par ganha o seu primeiro ponto, diz-se “15” (“15”–“0”, por exemplo) . Ao ganhar o segundo ponto diz-se “30”. Ao ganhar o terceiro ponto diz-se “40” e ao quarto diz-se “jogo”, a menos que ambos os pares tenham ganho 3 pontos anteriormente, nesse caso diz-se “iguais”. O par que ganhar 6 jogos em primeiro, sempre com diferença de 2 jogos, ganha o “set”. Caso esteja 6-6, joga-se um tie-break de desempate;
- Todos os pontos começam com o Serviço. Se se falha o primeiro serviço tem-se direito a um segundo. O jogador que serve terá, no momento da execução do serviço, que estar com ambos os pés atrás da linha de serviço. O jogador deverá deixar a bola bater na área de serviço onde se encontre antes de bater na bola. No momento em que bater na bola, esta terá que estar a uma altura igual ou inferior à cintura do jogador e este terá de ter pelo menos um pé a tocar no solo. A bola tem que passar por cima da rede e bater primeiro dentro do quadrado de serviço diagonalmente oposto.
- O jogador que responde ao serviço tem de esperar que a bola bata dentro do quadrado de serviço e tentar acertar-lhe antes que ressalte uma segunda vez.
- A dupla ganha o ponto se a bola, depois de ressaltar no lado contrário da rede, sair do campo ou se bater 2 vezes no campo adversário
A Escolha da Raquete
A escolha de uma raquete de padel é muito importante, portanto não baseie a sua escolha apenas no aspeto exterior da raquete, mas sim em todos os aspetos e características que vamos indicar. Essas características são:
Forma e balanço
A forma é um fator muito importante porque mediante a forma, a raquete altera o ponto de equilíbrio e o “sweet spot” da mesma. Existem 3 tipos de formas para raquetes de padel, sendo elas:
- Forma de Diamante: o ponto de equilíbrio fica repartido na cabeça da raquete. O “sweet spot” contudo é bem mais reduzido do que nos restantes formatos, o que torna a raquete muito mais técnica, menos fácil de manusear e como tal apta a jogadores mais experientes e que procurem adicionar potência ao seu jogo.
- Forma de lágrima: esta raquete é o meio termo entre os formatos redondo e em diamante, o seu ponto de equilíbrio é intermédio. O “sweet spot” continua a não ser tão amplo como no modelo redondo mas é uma raquete bem mais permissiva do que uma de forma diamante.
- Forma redonda: são as raquetes que apresentam o ponto de equilíbrio mais baixo. O peso está repartido mais próximo do pulso, a raquete é então assim mais fácil de manusear e permite-lhe utilizá-la sem gastar muita energia. É sem dúvida o modelo ideal para quem se está a iniciar no padel, pois o “sweet spot” é muito amplo, o que torna a raquete muito mais permissiva devido a ter a zona ideal de impacto numa área bastante extensa da face da raquete.