Dicas para Começar a Jogar Padel

Para começar a jogar Padel é preciso ter apenas uma raquete, bolas, equipamento normal de desporto.

Para quem quer experimentar o Padel sem ter de comprar raquete ou bolas, normalmente os clubes dão a possibilidade de alugar estes equipamentos (o aluguer de uma raquete custa, em média, 1€ por jogo).

A raquete e as bolas podem ser compradas numa loja especializada, numa grande superfície ou numa loja online. Os preços das raquetes oscilam entre os 20 e os 300 Euros. Uma lata de 3 bolas custa cerca de 5 euros e o aluguer do campo cerca de 25 Euros/hora. Depois é preciso escolher um dos campos que existam na tua zona. Faz uma pesquisa Portal do Padel e encontra aquele que está mais próximo de ti.

Sendo um desporto que se joga em duplas, terás agora que ter um parceiro e uma dupla adversária. Existem inúmeros grupos de WhatsApp que te permitem agendar jogos de forma simples e rápida, com jogadores do teu nível. Os clubes, normalmente, também organizam, semanalmente, jogos entre duplas do mesmo nível. Contacta o teu clube e informa-te!

O Jogo – Algumas dicas

Quando começares a jogar lembra-te de algumas dicas que te podem ajudar a experienciar o Padel de uma forma muito satisfatória:

  1. Este é um jogo de paciência. Não tentes acabar o ponto à primeira. Numa fase inicial, mais de metade dos pontos perdidos são erros forçados do jogador. Sê paciente e dá oportunidade aos teus adversários de falharem;
  2. Tenta não ficar muito perto da parede de fundo porque assim torna-se mais difícil apanhar os ressaltos. Lembra-te que as paredes de fundo e laterais existem para facilitar o jogo e não para atrapalhar. Sempre que possível, utiliza as paredes a teu favor, deixando a bola bater nelas para depois assumirem a liderança do jogo;
  3. O padel é um desporto de ocupação do espaço. Quanto mais rápido conquistares a rede, mais probabilidade terás de ganhar o ponto. Lembra-te…o teu principal objetivo é ganhares o ponto. E é maior a probabilidade de ganhares o ponto se estiveres na rede;
  4. No padel o serviço não é uma pancada decisiva. Serve essencialmente para ter tempo para subir à rede e não para ganhar, desde logo, o ponto;
  5. O sistema de contagem de pontos é igual ao ténis. Quando um par ganha o seu primeiro ponto, diz-se “15” (“15”–“0”, por exemplo) . Ao ganhar o segundo ponto diz-se “30”. Ao ganhar o terceiro ponto diz-se “40” e ao quarto diz-se “jogo”, a menos que ambos os pares tenham ganho 3 pontos anteriormente, nesse caso diz-se “iguais”. O par que ganhar 6 jogos em primeiro, sempre com diferença de 2 jogos, ganha o “set”. Caso esteja 6-6, joga-se um tie-break de desempate;
  6. Todos os pontos começam com o Serviço. Se se falha o primeiro serviço tem-se direito a um segundo. O jogador que serve terá, no momento da execução do serviço, que estar com ambos os pés atrás da linha de serviço. O jogador deverá deixar a bola bater na área de serviço onde se encontre antes de bater na bola. No momento em que bater na bola, esta terá que estar a uma altura igual ou inferior à cintura do jogador e este terá de ter pelo menos um pé a tocar no solo. A bola tem que passar por cima da rede e bater primeiro dentro do quadrado de serviço diagonalmente oposto.
  7. O jogador que responde ao serviço tem de esperar que a bola bata dentro do quadrado de serviço e tentar acertar-lhe antes que ressalte uma segunda vez.
  8. A dupla ganha o ponto se a bola, depois de ressaltar no lado contrário da rede, sair do campo ou se bater 2 vezes no campo adversário

A Escolha da Raquete

A escolha de uma raquete de padel é muito importante, portanto não baseie a sua escolha apenas no aspeto exterior da raquete, mas sim em todos os aspetos e características que vamos indicar. Essas características são: 

Forma e balanço

A forma é um fator muito importante porque mediante a forma, a raquete altera o ponto de equilíbrio e o “sweet spot” da mesma. Existem 3 tipos de formas para raquetes de padel, sendo elas:

  • Forma de Diamante: o ponto de equilíbrio fica repartido na cabeça da raquete. O “sweet spot” contudo é bem mais reduzido do que nos restantes formatos, o que torna a raquete muito mais técnica, menos fácil de manusear e como tal apta a jogadores mais experientes e que procurem adicionar potência ao seu jogo.

  • Forma de lágrima: esta raquete é o meio termo entre os formatos redondo e em diamante, o seu ponto de equilíbrio é intermédio.  O “sweet spot” continua a não ser tão amplo como no modelo redondo mas é uma raquete bem mais permissiva do que uma de forma diamante.

  • Forma redonda: são as raquetes que apresentam o ponto de equilíbrio mais baixo. O peso está repartido mais próximo do pulso, a raquete é então assim mais fácil de manusear e permite-lhe utilizá-la sem gastar muita energia. É sem dúvida o modelo ideal para quem se está a iniciar no padel, pois o “sweet spot” é muito amplo, o que torna a raquete muito mais permissiva devido a ter a zona ideal de impacto numa área bastante extensa da face da raquete.
padel Dicas para começar a jogar Padel 1

Peso

Um dos factores que os jogadores normalmente consideram em primeiro lugar, e que tem especial relevância na sua forma de jogar, é o peso da raquete.

O formato da raquete, conforme indicado anteriormente, tem bastante influência na sensação de peso, uma raquete de formato diamante vai sempre ter uma sensação de peso superior a uma raquete de formato redondo.

Geralmente, as raquetes adultas têm um peso entre 360 e 380 gramas, mas é uma vasta gama na qual se pode decidir e, além disso, para certos perfis, pode-se optar por pesos ligeiramente mais leves. É importante selecionar o modelo certo, sendo o seu peso exato, uma vez que com raquetes mais leves correspondentes ao nosso perfil, podemos causar lesões no cotovelo, ao absorver o impacto do golpe com ela.

Dureza

Uma raquete mais dura irá permitir um maior controlo da pancada e terá menos potência. Uma raquete mais “soft”, irá trazer maior potência mas menos controlo. Importante referir que uma raquete com núcleo mais “soft” normalmente são menor duradouras.

Se pretende que a raquete tenha um tacto mais duro, compre uma como um núcleo de goma EVA de alta densidade. Pelo contrário, se pretende algo mais soft, compre uma com um núcleo de goma EVA soft ou ultra soft.

Conclusão

É muito importante, sempre que possível, experimentar a raquete antes de comprar para que não existam surpresas e não basear a sua escolha apenas no aspeto exterior da raquete para que não se gaste dinheiro em vão.

Agora que já sabes o que preciso saber para começar a jogar Padel, está na hora de convidares os teus amigos e …. Jogar!!!

Portal do Padel

Subscrever Newsletter