O que é o Padel?

O Padel é um desporto muito recente, com um elevado crescimento na década de 90!

O Padel foi originalmente criado em Acapulco, no México, em 1969, por Enrique Corcuera, que lhe deu o nome “Paddle Corcuera”.

O Padel é um desporto de raquetes, jogado a pares e utilizando raquetes maciças (sem rede) e bolas próprias. Um praticante, pode ter o nome de: praticante de Padel ou Padeleiro. Muitas vezes, associa-se a um misto de ténis e squash devido às suas caraterísticas.

O campo é rectangular, totalmente fechado, rodeado por painéis lisos de vidro ou por paredes e ainda com rede metálica, tem 10 metros de largura por 20 de comprimento e uma rede ao meio. A superfície do campo pode ser em relva sintética, alcatifa ou betão poroso, sendo as duas primeiras as mais utilizadas. Pode ser praticado em campos indooroutdoor ou semi-cobertos. 

A contagem de pontos apresenta bastantes semelhanças com o ténis, nomeadamente no sistema de pontuação. A principal diferença consiste no “court” que está envolvido por paredes, sendo que a bola pode ressaltar nessas superfícies e de seguida ser jogada, de forma semelhante ao squash.

Esta modalidade tem tido um crescimento absolutamente fantástico devido ao facto de ser uma modalidade de fácil aprendizagem e que não exige elevados requisitos físicos e técnicos. Para além disso, a forma como está organizado, por níveis, permite aos diferentes jogadores “emparelharem” com outros jogadores do mesmo nível e realizarem jogos equilibrados e bastante.

O Padel é literalmente para todos os tipos de pessoas, seja em idade, género ou condição física. É um dos desportos que mais contribui para queimar calorias, outra das razões, a par do fator social, que o torna tão atrativo (ver as 10 vantagens do padel).

O Padel em Portugal aparece em 2001 vindo de Espanha, mas sem que a modalidade tenha conseguido grande desenvolvimento nos primeiros anos. Importante foi a organização do Campeonato da Europa de 2008 no Clube de Ténis do Estoril, em que Portugal conseguiu atingir a sua melhor classificação, 3.º lugar.

A partir dessa data há uma explosão de campos a abrir em clubes de ténis e resorts, com isto começa-se a abrir campos no Porto, Braga, Guimarães, Alentejo, Madeira, entre outras cidades, o que faz com que comece a haver mais praticantes espalhados por todo o país.

Esta modalidade conta já com uma federação, a Federação Portuguesa de Padel (FPP).

Subscrever Newsletter