Principais Regras do Padel

Citamos aqui algumas das principais regras do Padel segundo o regulamento da Federação Portuguesa de Padel.

Pontuação

Quando um par ganha o seu primeiro ponto, diz-se “15” (“15”–“0”, por exemplo) . Ao ganhar o segundo ponto diz-se “30”. Ao ganhar o terceiro ponto diz-se “40” e ao quarto diz-se “jogo”, a menos que ambos os pares tenham ganho 3 pontos anteriormente, nesse caso diz-se “iguais”. O ponto seguinte diz-se vantagem a favor do par que o ganhou e se tornar a fazê-lo diz-se “jogo”. Se o perder voltam a “iguais” ou “vantagem nula” e assim sucessivamente até um dos pares ganhar 2 pontos consecutivos. O par que ganhar 6 jogos em primeiro, sempre com diferença de 2 jogos, ganha o “set”. Caso esteja 6-6, joga-se um tie-break de desempate.

Os encontros jogam-se à melhor de 3 sets (um par tem que ganhar 2 sets para ganhar o encontro). Caso o encontro esteja empatado a um set igual e sempre que se tenha estabelecido previamente, o terceiro e decisivo set pode ser jogado sem tie-break, ou seja, ganha o par que tenha dois jogos de vantagem.

Serviço

Todos os pontos começam com o Serviço. Se se falha o primeiro serviço tem-se direito a um segundo. O jogador que serve terá, no momento da execução do serviço, que estar com ambos os pés atrás da linha de serviço. O jogador deverá deixar a bola bater na área de serviço onde se encontre antes de bater na bola.

No momento em que bater na bola, esta terá que estar a uma altura igual ou inferior à cintura do jogador e este terá de ter pelo menos um pé a tocar no solo. A bola tem que passar por cima da rede e bater primeiro dentro do quadrado de serviço diagonalmente oposto.

A Resposta

O jogador que responde ao serviço tem de esperar que a bola bata dentro do quadrado de serviço e tentar acertar-lhe antes que ressalte uma segunda vez.

Ponto Ganho

Se a bola depois de ressaltar no lado contrário da rede, sair do campo por um buraco ou alguma imperfeição da malha metálica ou se ficar presa nesta.

Se a bola depois de ressaltar no lado contrário da rede ficar imobilizada na superfície horizontal de um muro ou quadro de suporte da malha.

 

Informação retirada de: Federação Portuguesa de Padel

A Federação Portuguesa de Padel é o órgão responsável pela prática do Padel em Portugal e como tal cabe-lhe a definição do regulamento de jogo. Este irá seguir o regulamento definido pela Federação Internacional de Padel, fazendo os ajustes necessários para a realidade nacional caso seja necessário.

Subscrever Newsletter